Encerrando a trilogia de sentimentos ( ciúmes e saudades), hoje vou falar sobre a gratidão. Palavra tão propagada atualmente, mas nem sempre entendida.
Segundo o wikipedia, a gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
Tem épocas na vida da gente que as coisas vão bem. A vida está boa. Então agradecer as coisas é tarefa fácil neh? Difícil é sentir gratidão em momentos difíceis da vida e afinal todos nós passamos por esses momentos.
A partir do momento que se agradece pelas coisas que tem, as coisas boas que acontecem, começa a dar mais valor a elas. Mas lembre-se que agradecer não é só ir até alguém e dizer obrigado/a. Isso também é muito importante, mas mais importante é sentir a gratidão dentro de você, no seu coração.
Eu sinto gratidão por todas as coisas boas que já aconteceram, sinto gratidão por ter encontrado as pessoas certas na minha vida quando mais precisei, sinto gratidão quando no meio do dia recebo uma mensagem com um “eu te amo”, sinto gratidão quando olho nos olhos do meu filho, sinto gratidão quando percebo que as pessoas que estão ao meu redor fazem o que podem para me fazer feliz.
Mas também sinto gratidão por coisas que não aconteceram, por pessoas que se afastaram de mim pelo simples fato de não querer estar ali do meu lado, pela depressão que tratei durante alguns anos, pelas perdas que tive na vida.
Cada momento difícil que passei, encaro como uma oportunidade de crescimento, de aprendizado e desenvolvimento pessoal, o que me torna mais forte e me faz evoluir como ser humano. Não que seja fácil, muito pelo contrário, é difícil pra caramba, mas, olhando dessa forma me torno grata por esses problemas fazerem parte da minha vida. O ponto é perceber o que tem de bom mesmo quando não é bom e ser grato por isso.
É essa gratidão nos faz feliz mesmo durante os momentos de turbulência.
E aí, vamos tentar encarar as coisas dessa forma? Em vez de reclamar, agradecer o fato de ter a oportunidade de que aquilo pode acontecer com você?
No Comments