Este texto pode conter spoiler, o que pode revelar partes do filme. Se não quiser ler, sugiro que visite outros posts no Vida que Segue.
Noé
O filme se diz baseado na história bíblica relatada em Gênesis 6-9, mas considero apenas inspirado, visto que não tem nada a ver com ela.
A história roteirizada por Darren Aronofsky (o mesmo de “O Cisne Negro”) foi fantasiada demais e teve um desvio muito grande do foco bíblico.
Antes de colocar as minhas observações segue a sinopse do filme:
Sinopse:
Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.
Diretor: Darren Aronofsky
Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Anthony Hopkins
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Duração: 137 min
Fonte: Adorocinema
Alguns pontos devem ser observados com atenção como, as roupas de Noé, as vestimentas das mulheres, os guardiões que ajudam Noé a construir a arca, as pessoas que entraram na arca… e mais algumas coisas sobre as quais falarei abaixo.
Vale lembrar que o que citarei aqui são apenas opiniões e observações minhas.
– Noé usa roupas jeans (naquela época já existia esse tecido?) e calças compridas. Pelo que eu saiba o uso de calças compridas veio bem depois dessa época e o jeans começou por volta dos anos de 1875 dC.
– As mulheres de calças compridas. Aff!! Quando foi mesmo que as calças começaram a fazer parte da vestimenta feminina?
– Noé não recebe um chamado de Deus como na Bíblia, ele tem umas alucinações muito loucas e sonhos que o fazem concluir que deve construir a arca.
– A presença de guardiões que ajudam Noé na construção da arca. Na Bíblia não existe nenhum relato com referência a esses guardiões, nem anjos caídos (como também são chamados no filme). E o mais espantoso é que eles são criaturas de pedra que me remeteram ao filme “Transformers” e estavam mais para guardiões do inferno.
São essas pedras aí embaixo:
– No filme, apenas um dos filhos leva a mulher, que no caso é uma órfã encontrada pela família. Na Bíblia, embarcam Noé, sua mulher, os três filhos e as mulheres deles.
– A tentativa de Tubalcaim invadir a arca juntamente com os descendentes de Caim. Essa invasão também não é relatada na Bíblia.
– No longa, um dos filhos de Noé, Cam, se revolta contra o pai porque quer levar uma mulher para ele, mas não consegue. É um adolescente revoltado.
– Os animais que entram na arca fictícia dormem o tempo todo, devido a um incenso feito por Noé e sua esposa (Não sei se a participação dos animais valeu pelo tempo e dinheiro gastos com a computação gráfica).
– As espécies animais começam a entrar em extinção já na época do dilúvio, segundo o filme, pois um “invasor-humano” devora animais da arca para sobreviver. E, se só tinha um casal de cada espécie, já viu neh?
– A menina que a família resgatou no caminho engravida de Sem, filho mais velho de Noé e tem a gestação mais rápida que já vi, menos que os 40 dias do dilúvio relatado na Bíblia.
– Matusalém, avô de Noé é simplesmente uma cópia fiel do “mestre dos magos”.
– Na Bíblia a construção da arca levou em torno de uns cem anos, enquanto no filme, 10.
Essas são algumas coisas que observei apesar do filme ter me dado sono e eu quase cochilar durante a sessão.
Segundo andei lendo em alguns sites, o filme foi proibido em diversos países por trazer uma história livre e fantasiosa que nada tem a ver com o personagem bíblico.
Crer ou não na história bíblica é uma questão pessoal, mas falar que o filme é baseado nela é demais, vocês não acham?
Parabéns por suas observações.
esse filme foi um dos piores que ja assisti, muito sem noção!
Até agora não entendi qual foi a intenção do diretor com o filme e qual a msg que gostaria de transmitir… concordo plenamente com seus comentários. O filme é muuuuuuuuuuuuuito nada a ver.
Comentar…O filme deixou muuuuuuuuuuuuuito a desejar, concordo plenamente com seus comentários. Não entendi até agora qual foi a intenção do autor, diretor, etc… se alguém souber por favor me avise.
Vc também assistiu? Que decepção heim?????
Como toda boa fã de Harry Potter e Percy Jackson eu tinha ficado empolgada em ver o filme, mas tenho lido cada absurdo sobre ele que desanimei total. E nem só pela infidelidade com a história bíblica, mas tem também esses detalhes que você citou de mulheres usando calças e etc… Tosco! Nem vou perder meu tempo…
Olá Luly!
E o pior de tudo é que nem efeitos para chamar a atenção tem.
Bjus
Sem foco!
Ainda não vi o filme, mas uma amiga fez uns comentários sobre o filme que eu já pensei: esse filme não é inspirado na Bíblia mesmo…e depois desse post seu, tive certeza…me parece bem fantasioso mesmo, mas “esquecendo” a história real, bíblica, dá para aproveitar o filme?
Bjs!
Olá Adriana!
Eu sinceramente, não acho que vale à pena não. Achei muito fraquinho mesmo. Pra vc ter ideia, mesmo em 3d me deu sono e eu não sou de cochilar nem em filmes água com açucar. Eu recomendo aguardar em Dvd.
Bjus
Eu ainda não vi esse filme e tenho lido tantas críticas negativas que acho melhor nem ver mesmo. Seu post ficou muito bom!
Beijos
Obrigada Bianca!
Minha sugestão é que espere sair em DVD ou passar na TV. Não acho que vale á pena perder tempo e dindim indo ao cine não, mas é uma opinião pessoal, talvez o que eu não goste outros gostem neh?
O filme tinha tudo para ser top e pecou em muita coisa.
Bjus
Não irei gastar meu suado dinheiro para ver, aguardarei sair em dvd!!!!
Não vale mesmo à pena Christian. Use seus dolores para algo melhor.
Bjus
Concordo plenamente… fantasiou demais uma historia real..
=D
Obrigada pela visita!