Hoje, há exatas 3 semanas que tive o privilégio de participar do Rock in Rio pela primeira vez, venho deixar registradas minhas expectativas e a realidade do que vivi lá.
Apesar de não ser fã número 1 de músicas internacionais, sempre tive o sonho ir ao RIR*. E este ano esse sonho se realizou, graças ao meu filho que foi na edição passada e praticamente no intimou a ir nessa. Fomos no dia domingo da primeira semana do festival (29/09). O show principal foi do Bon Jovi.
Nesse post vou contar como foi e talvez ele ajude a quem for pela primeira vez na próxima edição.
A primeira coisa após a compra dos ingressos é saber como vai da sua cidade para o show. Isso também ficou por conta do filho e da nora. Fomos de excursão. Saímos de Volta Redonda às 10 da manhã, chegamos lá às 14h (paramos na estrada para almoçar) e retornamos as 4 da manhã.
Antes do dia do show:
Tentei tirar muitas dúvidas com a nora e com o filho. Também visitei site oficial e outros.
Alguns meses se passaram da compra das passagens até o dia do evento.
No aplicativo do evento tem como você montar sua agenda de shows que quer assistir.
Eu montei a minha assim:
Dá para perceber que não tem como assistir a todos os shows neh? Os horários não favorecem isso (falarei sobre mais adiante).
Às vésperas do grande dia fomos eu e marido comprar nossos looks.
No dia do show
Antes de tudo, vá preparado para andar, andar e andar.
A viagem de ida transcorreu tranquilamente. O ônibus parou um pouco longe do evento. Andamos uns 20 minutos ou mais um pouquinho para chegar até a entrada da cidade do rock. Felizmente estava um clima bem agradável. Então deu para andar tranquilamente. E, de vez em quando chovia fininho. Nada que atrapalhasse.
Na entrada somos revistados e cabe saber que tem muitas restrições de coisas que pode entrar. Quando estiver pesquisando, no site oficial tem essas informações. Por exemplo, garrafinha de água pode entrar, desde que esteja sem tampa. Porém essa regra é meio que descabida, pois lá dentro não encontramos onde abastecer as garrafas. Meu filho disse que na edição anterior tinha muitos bebedouros para isso. Eu não os vi. Depois olhando na internet soube que eles ficavam próximos aos banheiros. Fui bastante aos banheiros, mas sinceramente não vi os bebedouros.
Algumas coisas eu já sabia, como disse, meu filho e nora ajudaram bastante nisso. Então ao chegar fomos direto agendar os brinquedos que gostaríamos de ir. Sim, lá tem brinquedos! Eu e marido fomos para a fila da roda gigante e filho e nora para a tirolesa. Nós conseguimos agendar a montanha para as 17:15h. A tirolesa?? Eles não conseguiram. Apesar de ficarem bastante tempo na fila, quando chegaram quase perto, as senhas tinham acabado. Então fomos agendar a montanha russa. Não era nem 3 da tarde e só conseguimos agendar para as 21:15. É assim! De repente você está curtindo um show e (se quiser, é claro) tem que interromper para ir ao brinquedo.
Lá dentro tem lugares para tirar fotos, mas para tudo tem fila. Se você é paciente e não se importa de aguardar, vai conseguir belas fotos de lembranças. Até a capela com um “Elvis Presley” tem para isso.
Quanto aos comes e bebes:
Bom, eu amo cerveja/chopp e isso não foi problema, pois todos os lugares tinham e não tinha o que escolher. Só tinha chopp de uma determinada marca e preço tabelado. Tanto nos bares quanto com os ambulantes da marca que iam passando era o mesmo valor. Todos copos de 400ml.
Comprando 2 latas de energético Red Bull a gente ganhava um copo que acende. Eu não poderia ficar sem um e comprei os 2 red bulls.
Você pode levar biscoitos e sanduiches (desde que siga as normas do evento), porém lá você pode, assim como nós, sentir vontade de comer outras coisas. Pagamos por 2 sanduíches de pão, carne e queijo + 02 refrigerantes de 400 ml no Bob’s, R$50,00.
Em relação aos banheiros, fui achando que ia encontrar banheiros químicos como os que normalmente encontramos em eventos, e que teria que ficar horas nas filas para usar os banheiros fedidos.
Para minha surpresa, os banheiros estão espalhados por todos os cantos da Cidade do Rock. Inclusive perto dos palcos principais, porém esses ficam com um pouco mais de fila. Mas não precisa ficar, pois terá muitos outros próximos, sem filas e tudo limpinho. São vários banheiros num só lugar. Neles, só um probleminha. Não tinham espelhos e, mesmo sem poder entrar com maquiagem, nós sentimos falta deles não é mesmo?
Vários palcos espalhados pela cidade do rock, cada um deles com um ritmo diferente. Dava vontade de assistir todos ao mesmo tempo. Como viram na agendinha que montei, os horários não favorecem isso. A gente começa a assistir um show, dá o horário do seu brinquedo que você agendou, começa outro show que vc gostaria de ver… é assim. Você precisa selecionar bem o que quer saborear no RIR.
Não precisa ficar preocupado com tumulto, pois não tem. O evento só lota mesmo depois das 18h quando está para começar os shows principais e mesmo assim dá para transitar tranquilamente longe dos palcos. Claro que próximo a eles fica um pouco mais difícil, porém não impossível.
Digo que nada se compara a ver os shows ao vivo. Eu fiquei fascinada! Curti muito! O evento é lindo e compensa muito ir. Se eu estiver viva e tiver $$ para a próxima edição, com certeza estarei lá. E você, se curte eventos do tipo, não pense duas vezes. Vá e aproveite cada segundo, pois passa voando.
Oi Neli!
Há quanto tempo não passo por aqui… está lindo o blog! Rock in Rio é maravilhoso, né? Esse ano não fui, mas digo que é um evento para a família toda, com certeza! Dá pra curtir até mesmo quando os shows não agradam tanto. É muita coisa bacana para aproveitar! ♥ Super beijo